• Carol Benke

15 apps e ferramentas para produção de conteúdo

Hoje, todas nós precisamos saber produzir conteúdo, seja para divulgar o seu produto, alimentar as redes sociais da sua marca, divulgar a sua forma de trabalhar pela internet... existem inúmeras opções!


Mas, se engana quem pensa que é só fazer um post para conseguir ter bons resultados na internet. Tem muita coisa por trás disso, principalmente o planejamento e as estratégias.


Desde 2018, trabalho com marketing de conteúdo, com foco em redes sociais, e, depois de testar vários de aplicativos e ferramentas, resolvi listar aqueles que mais gosto e uso.

Vem ver!


Inspiração:


Não podemos falar sobre produção de conteúdo sem falar de inspiração, não é mesmo? Afinal de contas, essa é uma etapa muito importante e te ajuda a ter ideias SEMPRE.


Pinterest


O Pinterest é uma rede cheia de inspirações para as mais diversas áreas. Lá você pode encontrar dicas de fotos, marketing digital, referências de Instagram... tudo!


Behance


O Behance é uma ferramenta muito conhecida pelos designers. Nele você pode encontrar muitos trabalhos bons, e designers também :)


Instagram


Da próxima vez que você ficar horas no Instagram só passando de foto em foto, lembre-se que pode usar a rede para buscar inspirações para a sua produção de conteúdo. É isso mesmo: tem muita página legal (como a @expli.ca, rs), referências de lojas, influenciadoras... conteúdo é o que não falta!


Planejamento:


Eu sempre defendo a importância do planejamento, pois é com ele que conseguimos enxergar onde queremos chegar e o que podemos fazer para isso.


Além disso, também conseguimos definir nossas tarefas do dia a dia de acordo com os nossos objetivos.


Para isso, gosto de contar com essas duas ferramentas:


Trello


Eu sempre ouvia falar do Trello, mas há pouco tempo que comecei a usar realmente. Gosto muita dessa ferramenta porque, com ela, é possível criar checklists, calendários de conteúdo e outras coisas que fazem parte do planejamento e compartilhar com outras pessoas também.



gif


Nas minhas consultorias, por exemplo, gosto de montar um passo a passo para que os meus clientes não fiquem perdidos na hora de pegar o material e colocar tudo em prática. É super legal!


Google Drive


No Drive, além de você também conseguir compartilhar facilmente materiais com outras pessoas, você pode criar planilhas e documentos tipo word. Facilita a vida!


Criação:


Depois de se inspirar e planejar, é hora de criar, né?


Nessa fase, os meus aplicativos e ferramentas favoritos são:


Canva


O Canva é uma ferramenta de design bem completa e fácil de mexer, além de contar com vários teplates prontos já. Salva a vida de muita gente!


Há um tempo atrás, eu não trocava o Photoshop e o Illustrator por nada. Hoje, sou fã da praticidade do Canva.


Videoleap


Esse é um dos melhores apps para edição de vídeo. Nele, você consegue cortar vídeos, acelerar ou diminuir a velocidade, sobrepor outros vídeos ou fotos... fora os efeitos super legais!


Inshot:


O Inshot é outro app para edição de vídeo, um pouco mais simples que o videoleap, mas muito bom também.


O que eu mais gosto nesse app é que ele tem opções de músicas boas para colocarmos nas edições.


Unfold:


Antes, o Unfold era usado apenas para stories. Hoje, o app disponibiliza designers para o formato de feed também.


Além disso, também dá para organizar o seu feed com o planejador do Unfold e organizar o seu link da bio, com todos os links que você deseja colocar. Beeeem completo!


gif

Mojo:


O Mojo é um ótimo app para criação de stories criativos, com vários templates legais, tanto na versão gratuita quanto na paga.


Lightroom:


O Lightroom não é uma ferramenta de criação, mas é a melhor para edição de imagem. Então, não poderia ficar de fora dessa lista!

Nele, você pode baixar ou criar seus próprios presets e deixar as suas fotos uniformes, com a sua cara!


Anúncios:


Os anúncios são grandes aliados da produção de conteúdo, afinal de contas, com eles você pode levar o seu conteúdo pra muitas pessoas.


Mas, é importante filtrar bastante o seu público, para que o anúncio chegue nas pessoas que têm interesse no que você está falando.


As duas principais ferramentas de anúncios são:


Google Ads


Para anunciar no Google e nas redes de display – como blogs, por exemplo – você precisa usar o Google Ads.


Facebook Ads


Para anunciar no Instagram ou no Facebook, você vai precisar usar o Facebook Ads. Mas, não caia na besteira de clicar no botão “promover” e achar que seu anúncio será feito com qualidade.


O ideal é entrar no Gerenciador de Anúncios e criar os posts por lá, beleza?!


Bônus:


Pra fechar com chave de ouro, trouxe dois outros aplicativos que uso bastante e recomendo:


Instaspacer


Quem tem iPhone, sabe o sufoco que é querer pular linha no post do Instagram e não conseguir. Mas, com o app Instaspacer, os problemas acabaram!


É só você colar ou escrever o texto no aplicativo, copiar e colar no seu Insta.


Hashtag Expert


Esse app é ótimo para fazer pesquisas de hashtags.


Muita gente não gosta, ou fala que as hashtags não dão resultados. Mas, elas são MUITO importantes, principalmente se você está começando e quer atrair mais pessoas para a sua rede.


Com esse app, você consegue encontrar as hashtags mais indicadas para as suas postagens!


E então, gostou?


Para mais dicas sobre produção de conteúdo, continue me acompanhando por aqui e no Instagram da @expli.ca!


Com amor, Carol ❤️


Ah! E para compartilhar essas dicas com mais pessoas, compartilhe a foto abaixo no Pinterest: