top of page
  • Carol Benke

Bloqueio criativo: como ter boas ideias para seus conteúdos?

Você já passou por um momento de falta de inspiração? Isso é uma das maiores barreiras de quem está começando a produzir conteúdo, o chamado “bloqueio criativo”.


Sabemos o quanto é importante manter frequência de postagens. Afinal, a consistência é um dos fatores principais para o sucesso da sua estratégia de conteúdo. Entretanto, há dias que a ideia simplesmente não vem.



Com o objetivo de ajudar quem quer produzir conteúdo na internet, mas muitas vezes estaciona por não saber sobre o que falar, trouxe 5 dicas bem simples e que funcionam quando estou no meu bloqueio criativo.


Vale lembrar que esse processo é pessoal e, sendo assim, cada um deve encontrar o que funciona melhor para si mesmo. No entanto, se você não sabe por onde começar, espero poder ajudar.


1. Busque inspirações


Aproveite os diferentes tipos de conteúdos disponíveis e inspire-se!


Você pode pesquisar conteúdos relevantes em diversos formatos para conseguir novas ideias, como assistir vídeos no Youtube, procurar imagens no Pinterest e ouvir podcasts. Essa prática irá te ajudar a ter novas e boas ideias.


2. Converse


Tudo bem, sei que essa dica pode soar simples demais. A questão é que esse ato tão simples e comum, pode provocar sensações incríveis dentro de nós.


Quando ficamos presos à nossa zona de conforto, nossa mente fica limitada. Para evitar que isso aconteça, se permita conversar com pessoas diferentes, sobre assuntos diferentes.


Independentemente de como ou com quem, as conversas serão capazes de trazer várias ideias que, porventura, podem se tornar temas para seus conteúdos.


3. Seja observador


Assim como a conversa é capaz de abrir a sua mente, perceber o mundo em sua volta também tem esse efeito.


Fique atento às pessoas em diferentes lugares, seus gestos e conversas, e, mais do que isso, permita que os ambientes também te inspirem. Aos poucos, observar tudo ao seu redor se tornará um hábito.


4. Faça anotações


Vamos ser sinceros: não é porque você está sem ideias sobre o que produzir que não deve produzir. Para não ficar empacado, comece a anotar suas inspirações diárias.



Sabe aquelas ideias que surgem ao longo do dia? Não as deixe apenas em seu pensamento, pois as chances de esquecer são altas. Tenha sempre um caderninho em mãos ou anote no bloco de notas do celular - eu, particularmente, prefiro anotar em um caderninho.


É claro que você não vai usar tudo que tomar nota, mas garanto que boa parte pode se tornar conteúdo, e conteúdo dos bons!


5. Faça uma lista de problemas


Como você já sabe, para produzir conteúdos relevantes, é preciso solucionar os problemas do seu público.


Uma boa dica é fazer uma lista desses problemas, você pode procurá-los em comentários de textos, vídeos, etc. Aliás, essa prática possibilita insights extremamente valiosos de problemas que ainda não foram solucionados.


Solucionando o problema das pessoas, você aumenta sua autoridade. Consequentemente, seus leitores passar a te ver como uma pessoa de confiança, que realmente os ajuda.


Conclusão


Por fim, como você pôde perceber, o simples pode ser o mais eficaz.


Para estimular ainda mais sua criatividade, procure sair um pouco mais da sua zona de conforto se desafiando mais. Praticar exercícios físicos também pode ser uma boa opção.


Como comentei acima, as inspirações surgem de maneiras diferentes para cada pessoa. Não existe uma fórmula, conheça os seus gatilhos e não desista de produzir.


Se você gostou desse texto, e quer saber mais sobre a produção de conteúdo, continue me acompanhando por aqui! :)

bottom of page