• Carol Benke

Produção de conteúdo: Como ter ideias para postar nas redes sociais diariamente?

De modo geral, a produção de conteúdo se baseia na criação de diferentes materiais, como textos, ebooks, imagens, vídeos ou podcasts, com o objetivo de fornecer informações relevantes para determinado público.


As redes sociais, como o Instagram, estão repletas de conteúdos relevantes para o seu público. Por isso, se você quer se destacar, precisa pensar em algumas estratégias e começar a se organizar.


O que você acha, então, de conhecer 7 dicas para melhorar a sua produção de conteúdo? Veja o que eu preparei abaixo :)



1. Defina seus objetivos


Para começar bem, você precisa definir quais são suas metas e objetivos com seu conteúdo. Afinal, como é que você vai saber se está tendo um bom resultado se você não sabe aonde quer chegar?


Algumas metas que você pode ter, por exemplo, são: aumentar número de seguidores engajados, aumentar número de conversões nos anúncios patrocinados, aumentar o número de compartilhamento dos posts, etc.


2. Organização e planejamento


A organização e o planejamentos são passos básicos para qualquer pessoa que queira criar conteúdo com frequência e qualidade. Antes de começar a produzir, você precisa planejar como vai produzir seus conteúdos para alcançar seus objetivos.


Uma prática que faz toda a diferença para mim é ter um calendário de conteúdos, tanto para o blog quanto para as redes sociais. Assim, além de não poder usar a desculpa de que não tenho assunto para falar, me organizo para produzir o conteúdo que planejei (tirar fotos, criar artes, gravar vídeos, etc).


Ter seus processos de pesquisa e criação definidos também pode te ajudar bastante. Tente criar o costume anotar tópicos importantes de se falar, salvar inspirações, sempre fazer rascunhos de textos e conversar com pessoas sobre diferentes assuntos.


3. Conheça seu público



Para produzir algo que se destaque e alcance bons resultados, você precisa saber com quem está falando.


Afinal, você nunca vai conseguir chamar atenção do público certo se não souber quais são seus assuntos preferidos, desejos, medos, preocupações...


Ou seja, para saber como realmente impactar com seu conteúdo, conheça e estude o perfil do seu público.


4. Continue estudando


Conhecimento nunca é demais, né?


Estar sempre estudando e se atualizando te ajuda a ter mais ideias, além de garantir que você tenha informações relevantes, atuais e corretas para passar para seus seguidores.


Quando você achar que já sabe o suficiente sobre alguma coisa, procure por outros assuntos, mas não pare de estudar! Busque sempre se superar e dar o melhor de si. Com certeza seu público irá reconhecer isso.


5. Não se esqueça da qualidade


Como você já sabe, a internet está cheia de conteúdos de todos os tipos, então, você precisa fazer algo a mais para se destacar.


É claro que você não precisa fazer algo 100% perfeito, até porque isso não existe e só vai fazer você travar. Entretanto, é muito importante se preocupar com a qualidade do seu conteúdo.


6. Acompanhe métricas


Para criar conteúdos cada vez mais relevantes, e verificar se está alcançando suas metas, você precisa ter noção de qual tipo de conteúdo seu está fazendo sucesso, quais posts estão tendo mais resultados e quais postagens não foram tão bem.



Com o tempo, você vai desvendando o que gera um impacto maior no seu público e o que é mais eficiente.


7. Invista em recursos que possam te ajudar


Com tantas ferramentas disponíveis hoje, por que não buscar materiais que possam te ajuda a produzir conteúdos cada vez melhores?


Estar presente no mundo digital é praticamente uma obrigação atualmente. Mas, se você deseja ter um negócio que se destaque, não basta só estar na internet, precisa criar conteúdo de qualidade.


A produção de conteúdo é uma ótima maneira de criar uma relação mais próxima com o público e, consequentemente, fortalecer a sua relevância e autoridade em um determinado nicho. Mas, não adianta só ler sobre o assunto, é necessário saber como aplicar esses conceitos na prática.


Pensando nisso, criei um calendário com 365 ideias prontas para posts nas redes sociais. Assim, você já terá metade do caminho traçado, além de nunca mais ficará sem ideias para os conteúdos!


Para fazer o download, clique aqui e conheça o conteúdo do calendário em detalhes!