• Carol Benke

Como começar e qual a melhor forma de produzir conteúdo?

Produzir conteúdo para a internet é uma ideia que pode até parecer simples no começo. Mas, quando você começa a colocar a mão na massa, percebe que bem desafiadora.


Afinal de contas, além de ser um campo concorrido (e isso não quer dizer que você não pode se destacar, ok?), é preciso estudar e testar novas técnicas constantemente, ter constância, saber quem é o seu público e onde ele está e muitas outras coisas.

Sendo assim, posso dizer que a melhor forma de começar a produzir conteúdo é fazendo pesquisas e criando um bom planejamento. Não adianta criar conteúdo desenfreadamente sem parar para pensar em como você vai fazer isso- e para quem vai fazer.


Aliás, uma das maiores ilusões a respeito da produção de conteúdo digital é que é algo espontâneo, pouco profissional. Hoje em dia, empresas e marcas investem milhões em produção de conteúdo para o marketing digital, planejado de forma estratégica.



E aí, quer saber como a produzir bons conteúdos na internet? Então, veja o que eu preparei a seguir :)


Produção de Conteúdo na prática: por onde começar?


Costumo dizer nas minhas consultorias que produção de conteúdo é um eterno ciclo de: pesquisa, criação, postagens e análise de resultados.


Vamos entender mais sobre cada etapa?


Pesquisa


Antes de tudo, é fundamental que você faça uma pesquisa para conhecer quem é o seu cliente ideal, quem são seus concorrentes, quais são suas principais referências e sobre o seu nicho de mercado. Afinal, essas pesquisas vão clarear a sua mente e te dar uma direção a seguir.


Há várias formas de fazer isso, como usar o próprio Instagram, pesquisando perfis e também lendo comentários, por exemplo, o Pinterest (amo!), depoimentos dos seus clientes e/ou amigos... opção é o que não falta!


Criação


Com um direcionamento em mãos, é hora de praticar.


Para isso, eu recomendo MUITO que você monte um calendário editorial, planejando o tema que vai postar no dia X, qual o formato de conteúdo e em qual plataforma. Essa prática, com certeza, vai deixar a criação mais simples e fluída.


Para produzir bons conteúdos, não podemos deixar de contar com boas ferramentas, não é mesmo? O Canva e o Illustrator, por exemplo, são incríveis para a criação de artes. Já o Lightroom, o Photoshop, o VSCO e o Meitu são ótimos para edições de fotos.


Capriche muito na parte da criação, pois o conteúdo visual, na maioria das vezes, é a primeira forma de atrair o seu público.


Postagens


Como falei antes, é legal que você tenha um calendário editorial, com as informações sobre os posts do mês.


No dia do post, revise o material criado e vai na fé. Vale lembrar que o conteúdo tem que estar completo, ou seja, não adianta mandar muito bem no layout, mas fazer uma legenda genérica. Além disso, não se esqueça de usar hashtags, elas são ótimas para levar o seu post para mais pessoas.


Se dedique em todos os aspectos do seu post. Pode dar um trabalho a mais, mas valerá a pena!


Análise de Resultados


Por fim, é essencial analisar os resultados dos posts para saber o que deu certo, qual ideia pode ser descartada e o que pode ser melhorado.


Como sempre digo, não existe fórmula mágica. É testando que a gente vai descobrindo qual é o melhor caminho para a nossa produção.


Ah! Aproveito para dizer também que você pode aproveitar aqueles posts que fizeram mais sucesso para investir em anúncios pagos, criar outros posts com temas parecidos, falar mais sobre o assunto nos stories...


Qual a melhor forma de produzir conteúdo?


A melhor forma de produzir conteúdo muda de marca para marca, pessoa para pessoa. Por isso, o ideal é que você coloque a produção de conteúdo em prática e descubra qual é o melhor caminho para você.


Esteja nas redes que o seu público está, crie posts relacionados ao seu negócio e seja constante. Isso já fará uma grande diferença.


Espero que tenha gostado do post. Mas, se você ainda sente que precisa de um empurrãozinho, que tal fazer uma consultoria comigo? Assim, vamos conseguir conversar direitinho e eu vou saber exatamente como te ajudar, quais ideias te propor e muito mais.


Para isso, é só mandar um e-mail para carol@carolbenke.com ou me chamar lá no insta da @Expli.ca! Já estou animada por poder te ajudar nessa jornada!


Com amor, Carol ❤️


Ps: vamos levar esse conteúdo com mais pessoas? Para isso, é só compartilhar a imagem abaixo no Pinterest, e aproveite para me seguir por lá também!