• Carol Benke

Como começar a trabalhar pela internet?

Há pouco mais de dois anos comecei a trabalhar unicamente com produção de conteúdo digital.


Na verdade, eu sempre gostei de escrever, mas ainda não tinha me tocado que poderia trabalhar escrevendo textos para blogs, sites e gerenciando mídias sociais de outras empresas.


Em 2016, logo depois de começar a faculdade de Publicidade e Propaganda, tive a oportunidade de estagiar em uma agência de Marketing de Influência, e foi lá que a minha história com o Marketing Digital começou.


Trabalhei nessa agência uns 7 meses, e decidi sair para ajudar no marketing da empresa dos meus pais. Com isso, passei a estudar muito mais sobre diferentes estratégias digitais até que me apaixonei pelo Marketing de Conteúdo, e foi aí que comecei a trabalhar como freelancer de produção de conteúdo, não só para a empresa dos meus pais, mas também outras agências e clientes diretos.


Durante esse tempo, vi o trabalho online mudando muito. Mas, foi preciso uma pandemia para que muitas pessoas finalmente entendessem que não precisamos trabalhar diretamente em espaços físicos para termos sucesso.


O lado bom de tudo isso é que trabalhar pela internet e ser remunerada por isso é algo ainda mais acessível hoje em dia, até porque trabalhar online em 2020 é mais do que possível.


Mas… por onde começar?



Como comecei a trabalhar pela internet?


Quando comecei a trabalhar pela internet, lá em 2018, eu oferecia exclusivamente serviços relacionados à escrita. Na época, eu já produzia o blog da empresa dos meus pais, e comecei a trabalhar para amigos que precisavam de textos para sites e blogs também, até que mais pra frente também comecei atender agências e clientes diretos.


No começo de 2020 decidi mostrar mais o meu trabalho, então, criei o meu blog pessoal e uma página no Instagram para falar sobre produção de conteúdo, a @expli.ca. Com isso, consegui divulgar melhor o que eu faço, sendo vista por mais pessoas e conquistando mais clientes.


Durante esse tempo, muitas pessoas já me perguntaram sobre como trabalhar pela internet. Geralmente, explico para elas como eu comecei, mas sei que muitos não se identificam com o mesmo caminho. Por isso, reuni outras formas de trabalhar pela internet para mostrar :)


6 maneiras atuais de trabalhar pela internet:


1. Ofereça serviços online


Há diversas formas de trabalhar online, como cuidar de redes sociais, dar aulas particulares, ser designer gráfico, projetista e outras.


Antes de tudo, pense bem em qual área você é realmente boa e avalie como pode oferecer tal serviço pela internet.


Com uma ideia em mente, comece a fazer seu marketing pessoal para atrair clientes interessados no seu trabalho!


2. Crie um e-commerce


Uma das formas mais lucrativas de trabalhar pela internet é criar um e-commerce.


Inclusive, algumas amigas minhas aproveitaram a pandemia e criaram lojinhas no Instagram que estão bombando!


Se você acha que essa sugestão combina com você, organize suas ideias e comece a se planejar, levando em consideração questões como:


  • O que você vai vender?

  • Por onde você vai vender (redes sociais, site, etc)?

  • Para quem você vai vender? Quem é o seu público?

  • O que você precisa ter para começar?

Ps: A Isabella Matte lançou recentemente um curso voltado para e-commerces, isso pode te ajudar!


3. Cadastre-se em sites de freelas


Você sabia que existem sites que trabalham exclusivamente com freelas? Lá, você se cadastra, montando tipo um currículo do que você oferece, e encontra empresas que estejam precisando de serviços como os seus.


Depois disso, você seleciona as demandas que mais gostou e manda sua proposta!


Há muitos sites brasileiros e estrangeiros que oferecem excelentes oportunidades em diferentes áreas. É possível encontrar vagas em projetos específicos, ou até mesmo contratos de longa duração.


Algumas plataformas que você pode encontrar oportunidades legais são:



4. Tenha um canal no YouTube


Não é novidade que ter um canal no YouTube pode te trazer ótimos resultados, aliás, muitas influencers nos provam isso diariamente.


O YouTube remunera os criadores de conteúdo de acordo com o número de visualizações. Além disso, você pode ganhar dinheiro com a produção de conteúdos patrocinados e a divulgação de produtos.


Já pensou em criar conteúdo para essa rede gigantesca?



5. Crie infoprodutos


Se você já trabalha em uma determinada área há algum tempo e tem confiança para transformar seu conhecimento em um produto digital, basta vendê-lo online para começar a ganhar dinheiro com a internet.


Você pode criar infoprodutos como: cursos, e-books, podcasts, webinários e sites de assinatura.


Para isso, comece a fazer uma pesquisa de mercado, identifique a demanda e quem são seus concorrentes, comece a usar as redes sociais para divulgar o que você faz e estruture o lançamento do seu infoproduto.


6. Participe de programas de afiliados

Além de ganhar dinheiro vendendo seu próprio infoproduto, você também pode fazer uma grana vendendo e anunciando o conhecimento de outras pessoas, com programas de afiliados.


As plataformas mais conhecidas que oferecem esses programas são:


E então, o que você achou das dicas?


Espero poder ter te inspirado!


Para mais dicas sobre criação de conteúdo e como trabalhar com a internet, acompanhe a minha página da @expli.ca!


Com amor, Carol ❤️