• Carol Benke

O que fazer para criar hábitos e ser consistente?

Preciso começar esse post fazendo uma confissão: já tinha me programado para escrever sobre outro assunto essa semana, mas não estava nem um pouco satisfeita e confiante.


Então, nos últimos dias três amigos meus vieram falar comigo sobre hábitos, constância e persistência. Com isso, tive o insight de falar sobre esse tema.


“O que fazer para não desistir das minhas metas no meio do caminho?”


“Como começar um negócio ou conseguir meu primeiro job?”


“Qual é o segredo para ser uma pessoa mais organizada?”


“O que devo postar no (insira sua rede social preferida) para fazer sucesso?”


Provavelmente você já fez ou recebeu perguntas como essa, né? Bom, a verdade é apenas uma: não existem atalhos e as coisas não acontecem num piscar de olhos.

Nossa geração é rápida e ansiosa, queremos tudo de uma hora para outra. Quando queremos começar a fazer exercícios, por exemplo, já queremos começar amando atividades físicas.



Não existe um caminho mais curto, é fato, cada um funciona de um jeito. Mas, sei que conversar sobre o assunto e compartilhar dicas pode ajudar muito, então, decidi falar sobre...


O que fazer para criar hábitos?

Primeiramente, para criar um novo hábito, nós precisamos ter pelo menos um propósito em mente, assim, nós conseguimos nos manter motivados. Por exemplo: querer acordar cedo para conseguir aproveitar melhor o dia.


Pode parecer óbvio, né? Mas nem sempre pensamos nessa parte, nós só focamos no resultado final.


Quando decido criar um novo hábito, penso na razão para fazer isso e como posso inseri-lo na minha rotina. Afinal, só vou conseguir realmente adquirir um novo hábito se eu fizer o que me propus a fazer diariamente.


É importante lembrar que demora cerca de 21 dias para adquirirmos novos hábitos. Por isso, é importante que a gente não quebre o ciclo por pelo menos três semanas seguidas, mesmo que a gente sinta vontade de jogar tudo pro alto e desistir (eu sei que isso acontece haha).


Esse vídeo pode te ajudar a entender melhor:



Como se manter motivado?

Ok, a parte da organização de um novo hábito pode parecer simples. O mais desafiador é realmente se manter motivado, né? Eu também passo por essa situação, por isso, trouxe algumas ideias que me ajudam e podem te ajudar nessa fase!


Crie uma rotina


Sim, eu sei que acabei de falar sobre rotina. Mas considero esse passo TÃO importante que tive que colocar nesse tópico também.


Se você quer criar um novo hábito, precisa começar a fazer coisas diferentes diariamente, certo? Ou seja, criar uma nova rotina.


Então, pegue a sua agenda, planner ou até o bloco de notas e organize como será a sua rotina daqui em diante para conquistar as suas metas!


Faça um calendário


Se você tem a meta de, por exemplo, conseguir se alimentar bem por 30 dias, faça ou imprima um calendário e vá marcando os dias que você conseguiu comer de maneira saudável.


Dessa forma, você vai conseguir saber quantos dias conseguiu fazer o que pretendia e ainda se motivar muito mais!


Peça ajuda dos amigos


Que tal pedir ajuda dos seus amigos?


Você pode convidar uma amiga para criar um novo hábito com você ou para simplesmente te motivar diariamente.


Quando conversamos e compartilhamos nossas conquistas e nossos desafios com quem a gente confia, nos sentimos mais motivados e também podemos melhorar em diversos aspectos.


Inspire-se


Outra maneira de se manter motivado é se inspirar.


Se você quer se tornar mais presente nas redes sociais, por exemplo, pode acompanhar criadores de conteúdo que te inspirem, assistir vídeos sobre o assunto, dar uma olhada em dicas no Pinterest...


Compartilhe seus resultados


Por fim, compartilhar seus resultados pode ser muito bom e ainda te motivar a superar mais desafios, além de também inspirar outras pessoas.


Você pode compartilhar sua rotina para adquirir um novo hábito nos stories, ou para pessoas próximas de você.


E aí, motivado para começar um novo hábito?


Espero ter te ajudado!


Com amor, Carol