• Carol Benke

Como a produção de conteúdo pode te ajudar profissionalmente?

Todos precisam se divulgar de alguma forma. Afinal, ninguém vai descobrir o que você faz se você não falar.


Muitos sentem calafrios quando pensam em produzir conteúdo, usando desculpas como falta de criatividade para não compartilhar seu conhecimento nas redes. Porém, é inevitável não o produzir. A internet está repleta de textos, imagens e vídeos, e tudo isso é conteúdo.


Um dos maiores receios para começar a começar fazer posts na internet é o medo de ser ignorado. Quem publica quer ser visto. Mas, para ser notado, é preciso começar de algum ponto, não é mesmo?


Por este motivo, resolvi escrever este artigo com algumas dicas. Mas, antes de qualquer coisa,


O que é produção de conteúdo?


A produção de conteúdo é criação de materiais, nos mais variados formatos, sobre determinado assunto para um público definido.


Com o tempo, e um conteúdo relevante, as pessoas passam a te enxergar como referência no assunto. Então, se você deseja usar a produção de conteúdo a favor da sua vida profissional, aproveite para oferecer soluções atrativas para os problemas que o seu público alvo possui.


Para que seus resultados possam ser cada vez melhores, é preciso se planejar e saber o que está fazendo. Vamos então conhecer alguns formatos de conteúdo!



Tipos de conteúdo


Existem diversos tipos de conteúdo. Para saber qual é o mais adequado para você, é importante entender o público com quem você vai interagir. Dessa forma, você pode oferecer conteúdos que sejam atrativos para ele.


Aqui estão alguns formatos que você pode usar:


Blog posts


O blog é uma das maneiras mais simples e eficazes de começar sua presença na internet, pois ele é um ambiente no qual você pode compartilhados diversos conteúdos ao mesmo tempo.


Para atrair leitores, é necessário aprender as boas práticas de SEO e divulgar seus artigos em outros meios, como as redes sociais e as newsletter.


Uma estratégia bem planejada irá ajudar a consolidar sua autoridade e pode trazer ótimos resultados.


Redes sociais


Com tantas redes sociais existentes, é necessário entender quais delas fazem sentido para o que você pretende divulgar e qual será seu objetivo de cada uma.


Para produzir conteúdos relevantes nas redes sociais, é fundamental levar em consideração quem é seu público e adaptar o conteúdo em cada rede – algo que funciona no LinkedIn pode não funcionar no Facebook, por exemplo.


Vídeos


Os vídeos podem criar uma conexão mais próxima com o as pessoas e também podem ser inseridos em artigos do seu blog, por exemplo, ajudando na divulgação de um canal e de outro.


Além disso, o consumo de vídeos na web aumentou muito nos últimos anos, podendo ser um formato de conteúdo interessante para fazer parte da sua estratégia.


Como começar a produzir conteúdos?


Agora que você já sabe o que é produção de conteúdo e alguns formatos que podem ser trabalhados, é hora de dar o próximo passo: a produção.


Veja algumas dicas para começar a produzir seus próprios conteúdos abaixo, criando a autoridade que você tanto deseja na sua área.


1. Planeje-se


Antes de sair produzindo conteúdos sem pensar, reflita sobre tudo o que precisa ser organizado. Um bom planejamento é a base de tudo, é dessa forma que você conseguirá ser consistente.


Defina quais os temas dos seus conteúdos, sua frequência de publicação e como você irá divulga-los.


Além disso, estude conteúdos e siga pessoas que possam te inspirar, como Dimitri Vieira, a Laís Schulz e o Matheus de Souza, que compartilham grandes ensinamentos!


2. Saiba quais são seus objetivos


Você precisa saber o que deseja conquistar com seu conteúdo. Assim, você terá um direcionamento.


E nada de tentar atingir todos os objetivos ao mesmo tempo, ok? Tenha calma, um passo de cada vez.


3. Conheça o seu público


Como mencionado anteriormente, você precisa saber para qual público está criando conteúdo. Somente assim você irá entender como você pode ajudá-lo por meio de um conteúdo relevante.


4. Analise seu desempenho


Não basta apenas produzir conteúdos incríveis, é preciso analisar se eles estão agradando o público.


Se o seu desempenho não estiver muito bom, não se preocupe! É possível editar o conteúdo e repensar suas estratégias.


5. Faça com o coração


Mesmo que as técnicas sejam importantes para crescer e atingir mais público, é essencial produzir conteúdo sobre o que se gosta, com um toque característico seu.


As pessoas percebem quando o que você produz é sincero. Mesmo que seja preciso ser mais técnico e estratégico em alguns momentos, nunca descarte totalmente a produção de conteúdo autêntica.



Preparado para produzir seus conteúdos?


Agora é com você! Confie no seu potencial e comece a praticar tudo que você aprendeu neste post o quanto antes :)