• Carol Benke

5 dicas para produzir conteúdos que estabelecem identificação

Se você deseja conquistar visibilidade e autoridade digital através da produção de conteúdo é fundamental entender como criar conteúdos que geram identificação.


Muitas pessoas não têm clareza sobre as diferenças que existem entre apenas produzir algum conteúdo, como textos, vídeos e imagens, e criar conteúdos autênticos e capazes de fazerem as pessoas se identificarem de verdade.


Entretanto, pode acontecer de você criar conteúdos excelentes, super informativos e úteis, que resolvem uma necessidade específica das pessoas, mas que não criam um elo emocional com as pessoas.


Por isso, decidi escrever sobre a produção de conteúdos humanizados e autênticos, me baseando em minhas experiências produzindo conteúdos digitais há alguns anos. Quer saber como funciona? Então, confira minhas dicas a seguir:


1. Fale sobre um tema comum de uma forma particular


Antes de mais nada, essa é, de longe, uma das dicas mais importantes para você criar conteúdos que o público se identifique.


Falar sobre um tema comum significa que você deve procurar abordar assuntos que sejam dores, alegrias, medos e fases de várias pessoas. Ou seja, situações que todo mundo passa em algum momento da vida. Assim, ao falar sobre esses assuntos, muita gente vai se identificar.


O diferencial, no entanto, é falar sobre tópicos universais com o seu próprio tom, ou seja, de maneira particular. Se você deseja produzir um conteúdo relevante, é preciso dar um toque a mais, caso contrário, ele irá cair na mesmice.


2. Tenha a coragem de mostrar suas inseguranças


Além de acrescentar o seu toque pessoal aos conteúdos, tenha coragem de mostrar suas fragilidades. Afinal, não é preciso ilustrar um mundo cor de rosa e perfeito.


Ter a coragem de falar sobre o seu lado imperfeito é uma ótima maneira de gerar identificação, pois todos querem ter a certeza de que não está sozinho com suas inseguranças.



3. Dê exemplos reais


Do mesmo modo que as pessoas gostam de saber das suas vulnerabilidades, elas também gostam de exemplos reais. Contextualizar seus conteúdos gera identificação com o seu público, pois as pessoas podem se enxergar na situação foi relatadas.


Essa é uma técnica incrível para começar a trabalhar em seus conteúdos, mas, nem pense em sair inventando histórias só para gerar engajamento, ok? Você deve usar relatos reais, caso contrário, esse truque poderá até se voltar contra você.


4. Fale sobre algo você gosta e tem propriedade


Para não se perder e sair atirando para todos os lados, é preciso definir saber quais nichos você irá abordar, afinal, não dá para agradar o mundo inteiro.


A escolha dos seus conteúdos devem levar em consideração os assuntos que você gosta de falar e com os quais tem propriedade. Por outro lado, você estará dando um tiro no pé.


A produção de conteúdo fica mais fácil e gostosa quando se tem propriedade do assunto, assim como estabelece mais identificação.


Por exemplo, como eu trabalho com produção de conteúdo há algum tempo, tenho facilidade em desenvolver textos sobre esse assunto. Mas, se eu fosse escrever sobre um assunto que eu não tenho propriedade, como nutrição, provavelmente eu precisaria me esforçar muito mais para criar algo relevante.


5. Performance x Identificação


Um dos erros mais comuns na produção de conteúdo é colocar o processo de SEO acima de qualquer outro objetivo. Se você pretende gerar identificação com o seu público, não poderá se prender totalmente às regras de otimização.


Em suma, equilibrar os dois lados é o melhor a ser feito. Crie conteúdos otimizados para SEO, no entanto, não se esqueça que os conteúdos devem ter um apelo emocional.


Mesmo que ser bem ranqueado no Google, ou fazer sucesso nas redes sociais, seja fundamental para ganhar visibilidade, é necessário demonstrar o seu lado mais humano também. Até porque você não é um robô, certo?


E então, pronto para começar a produzir conteúdos que estabeleçam identificação? Agora é só pegar todas essas dicas e colocá-las em prática!


Se você quiser mais dicas sobre criação de conteúdo e produtividade, siga meu perfil no instagram onde eu compartilho informações diariamente: @expli.ca!