• Carol Benke

Feed, Stories e Reels: Dicas para produzir conteúdo no Instagram

Milhões de pessoas usam o Instagram diariamente, não só para compartilhar fotos e acontecimentos de suas vidas pessoais, como também para fazer sucesso e aumentar o alcance de negócios na internet.


Inclusive, o Insta é uma ótima ferramenta para o trabalho digital, sendo um grande aliado de marcas e influenciadores digitais (para quem sabe usá-lo, é claro).


Sendo assim, se você tem uma empresa ou quer começar a trabalhar pela internet e precisa aumentar sua visibilidade, ter uma conta na rede e produzir conteúdos relevantes é fundamental.


Então, para te ajudar, separei 7 dicas de conteúdos para você se inspirar nos posts do Feed, Stories e Reels. Vem ver!



1. Capriche nas composições

Para fugir das fotos clássicas, capriche nas composições, apostando em cores, texturas e sobreposições diferentes.


Além disso, você também pode colocar outros elementos que harmonizem com a foto, deixando a produção bem mais interessante.


Veja alguns exemplos:



Fotos: @callmelayla, @ayla.rio_ e @marinacampello_


2. Compartilhe os bastidores

Nós gostamos de ficar nas redes sociais porque, de certa forma, acompanhamos as vidas dos nossos amigos e de outras pessoas que nos interessam, né?


É por isso que compartilhar os bastidores do seu dia a dia é uma estratégia que dá muito certo, e pode ser aplicada de diferentes maneiras.


Essa é uma forma de mostrar quem você (ou sua marca) realmente é, além de criar uma relação mais próxima com a sua audiência.


3. “Brinque” nas edições

Com tantas ferramentas disponíveis, hoje e possível brincar na edição das suas fotos e criar conteúdos incríveis sem grandes dificuldades.


Você pode, por exemplo, usar elementos gráficos, deixando sua produção mais divertida.


As opções são infinitas! É só abrir o seu programa de edição favorito (ou aproveitar os recursos do próprio Insta) e abusar da criatividade. Olha só esses exemplos:




Fotos: @iogurtemoo, @vicgaibar e @majudigital

4. Dê dicas

Compartilhar dicas no Instagram, assim como em outros meios digitais, é uma ótima forma de gerar mais engajamento na rede.


Se você tem uma marca de roupas ou acessórios, por exemplo, aproveite para mostrar maneiras de usá-los ou de combiná-los com outras peças. Caso seu foco seja criar conteúdo pessoal, dê dicas de skin care, receitas que você adora fazer no dia a dia ou algo que seja importante para você.


As dicas são conteúdos SUPER compartilháveis e podem ser passadas de diversas formas, seja no Feed, Story ou Reels. Então, capriche no que você vai passar para seus seguidores!


5. Saia do comum

Para chamar atenção e produzir um conteúdo inovador, faça produções em situações e cenários que fujam do comum.


No Youtube da Viih Rocha, por exemplo, você encontra várias dicas para tirar fotos INCRÍVEIS em lugares inusitados.


6. Crie um contexto

Em publiposts ou fotos para mostrar algum produto, por exemplo, é legal criar contexto com outros elementos, deixando o post mais natural.


Essa é uma forma mais sutil de mostrar um item, já que ele aparece de forma mais indireta.


Aqui, você pode usar a criatividade para representar um lifestyle onde o produto se encaixa.




Fotos: @ghermaideias, @giovannaferrarezi e @nutellabr


7. Inove nas edições de vídeos

Por fim, não poderia deixar de fora as edições de vídeos!


Se o seu foco for divulgar roupas ou maquiagem, opções de challenges é o que não faltam! Mas, também é possível criar produções legais para diferentes áreas.


Eu AMO acompanhar as dicas da Maju Digital e da Vic Gaibar para gravar vídeos para o Reels. Além disso, é legal acompanhar o que as blogueiras estão fazendo ultimamente, ver algumas dicas no Pinterest e no TikTok também!


Há muitas formas de produzir conteúdos no Instagram. Tantas que muitas veze ficamos até confusas sobre o que postar, né?!


Espero que as dicas que trouxe hoje tenham te ajudado e te inspirado!


Para mais dicas de criação de conteúdo, continue lendo o meu blog e me acompanhe no Instagram (@expli.ca)!


Com amor, Carol ❤️