top of page
  • Carol Benke

A produção de conteúdo não se resume às fórmulas de sucesso

Amo compartilhar dicas sobre produção de conteúdo por aqui, no Instagram e no LinkedIn. Afinal de contas, essa é a área onde me encontrei.


Mas, ultimamente, tem uma voz dentro de mim que insiste desesperadamente em me dizer para falar sobre a produção de conteúdo com propósito e responsabilidade.

Alguma vez você já pensou sobre isso também?


Muito além das fórmulas de sucesso, a produção de conteúdo não precisa ter o único objetivo de vender e persuadir as pessoas. Com ela, você pode criar relacionamentos reais com o seu público, propagar a sua verdade para o mundo e muito mais!


Depois de pensar muito sobre o assunto, decidi criar esse post com todo o meu coração. E espero que você possa refletir sobre o tema e começar a produzir conteúdos com propósito depois disso! <3


O que significa produzir conteúdos com propósito?


Muitas pessoas e empresas usam as tais “fórmulas de sucesso” para propagar produtos e serviços milagrosos, que, muitas vezes, não são reais. A gente encontra esse tipo de conteúdo em qualquer lugar.


Há algum tempo, isso começou a me incomodar bastante. Na verdade, fico inconformada como tanta gente usando essas práticas.


Como produtora de conteúdo, me sinto responsável por influenciar positiva ou negativamente a vida de outras pessoas, afinal, estou sempre compartilhando dicas e informações, seja nos meus conteúdos pessoais ou nos conteúdos dos meus clientes. Dessa forma, se não tiver responsabilidade, com certeza não serei uma boa influência.


É claro que não sou dona da verdade, muito menos perfeita. Meu desejo aqui é compartilhar a minha visão sobre o assunto e propor reflexões.


Assim como me sinto responsável pelo o que eu posto na internet, acredito que marcas e pessoas também deveriam pensar sobre essa questão. Produzir conteúdos com propósito, então, significa ter consciência do que você posta nos seus canais, além de ter uma verdade por trás disso.


Ficou confuso?


Vamos lá. Imagine que você tem uma marca de roupas, mas, ao invés de fazer propagandas “enganosas” dos seus produtos, apenas para conseguir mais seguidores e vendas, você compartilhe conteúdos que tenham a ver com o universo da marca, interaja com o público e seja verdadeira no que compartilha. Isso é produzir conteúdos com propósito e responsabilidade!


Aqui, o objetivo é transmitir a sua personalidade e a sua verdade (ou da sua marca) através de conteúdos verdadeiros, que engajem com as pessoas, mas que não enganem.




Como produzir conteúdo com propósito e responsabilidade?


1. Pense no impacto que você deseja causar


Comece refletindo sobre o que você deseja causar na vida do seu público. Você quer ser aquela influência boa, aquela marca que tem um valor muito maior do que apenas seus produtos/serviços, ou enxerga apenas números na sua frente?


O que tem por trás do seu negócio? Como você pode transmitir isso para as outras pessoas?


Quer um exemplo para entender melhor? Imagine que você está criando um conteúdo para vender o seu serviço online. E você pode escolher várias maneiras de fazer isso, como:


“Quer ter muito sucesso nas redes sociais e, assim como eu, saber como produzir os melhores conteúdos para o seu negócio? Então você precisa contratar o meu serviço, que vai te dar todas as fórmulas mágicas para ter sucesso imediato e conquistar tudo o que você sempre sonhou.”


Ou


“Nos últimos anos, descobri o quanto a produção de conteúdo é essencial na vida das pessoas e dos negócios. Durante essa trajetória, aprendi a tirar minhas ideias do papel e descobri quem realmente sou. Por meio de diferentes formatos de conteúdo, dei vida aos meus sonhos e me tornei uma pessoa – e uma profissional - melhor. É por tudo isso que quero incentivar mais gente a investir e usufruir das vantagens da produção de conteúdo. Entre em contato comigo e vamos decidir juntas quais são as melhores estratégias para o seu negócio!”


E aí, qual estilo você gostou mais? Pense sobre isso na hora de produzir os seus conteúdos!


2. Sinceridade, sempre!


Para produzir conteúdos com propósito, você precisa colocar a sinceridade como um valor inegável. Não adianta inventar grandes histórias apenas para crescer.


Use a sinceridade no seu conteúdo e veja o quanto consegue criar conexões verdadeiras. Digo isso por experiência própria!


3. Escolha as práticas boas


Para produzir bons conteúdos, é claro que você vai precisar entender sobre o assunto. Aqui no blog, por exemplo, eu posto muitas dicas e passo a passos para te ajudar nessa jornada.


Mas, no meio do caminho, você irá encontrar inúmeras fórmulas mágicas de sucesso. Por isso, o meu conselho é: utilize as boas práticas.


Filtre as informações, teste o que for melhor para a sua produção e lembre-se de ser sincero no que compartilha por aí!


4. Interaja com o seu público


Por fim, uma coisa que nunca me canso de repetir é: pessoas se conectam com pessoas.


Por isso, não adianta você querer produzir conteúdo com responsabilidade se você não estiver pensando em pessoas, e interagindo com elas.


Exemplos de marcas que produzem conteúdo com propósito:


Acredito que se você chegou até aqui, está realmente com vontade de produzir conteúdos com propósito. Então, para te incentivar ainda mais, trouxe exemplos do Instagram de algumas marcas que têm muita responsabilidade com o que compartilham!


Vem ver!







Espero ter te inspirado!


Com amor, Carol ❤️

bottom of page