top of page
  • Carol Benke

Qual é o futuro do Instagram?

“Se olharmos o histórico das plataformas que passaram pelo o que o Instagram está passando, o futuro não é tão Instagramável assim”

Esses dias me deparei com essa declaração da Ana Paula Passarelli, COO da Brunch e fiquei reflexiva.


Não é de hoje que a plataforma vem passando por várias mudanças e essas atualizações todas fazem com que os criadores, empreendedores, influenciadores e afins tenham sempre que se reinventar para entender o que tá rolando e conseguir acompanhar.




As mudanças do Instagram


As mudanças das redes sociais, principalmente o Instagram, quase sempre vêm acompanhadas de um certo desconforto e depois um alívio.


Lembro da época que o Snapchat estava bombando e o Insta lançou os stories, muita gente não quis apostar na ferramenta e olha só como estamos hoje.


Em julho, Adam Mosseri, Head do Instagram, anunciou que a ferramenta não seria mais uma rede de compartilhamento de fotos, e sim um portal de entretenimento. E dali foram surgindo várias novidades.


Agora, os vídeos estão super em alta e os creators podem ganhar dinheiro com seus Reels e Lives.




O “arrasta pra cima” também está dando tchau, e no seu lugar entra o adesivo de link (particularmente, gostava mais do arrasta pra cima), o direct se integrou com o Messenger, e uma super novidade: logo vamos conseguir postar no Instagram pelo computador também (essa eu gostei).


Mas...


O que esperar do Instagram?


Essas constantes mudanças do Instagram estão dando o que falar. Muitos dizem que a rede está passando por uma crise de identidade e pode cair de vez.


Será mesmo?


Eu vejo as mudanças do Insta, assim como de outras redes, uma adaptação natural e necessária. Nós vivemos em constantes mudanças e se não acompanharmos as tendências atuais, ficamos pra trás mesmo – como já aconteceu com muitas empresas.


Se o Instagram vai perder seu lugar eu não sei, mas aproveito esse gancho para lembrar que não devemos deixar todos os ovos na mesma cesta.


Essas semanas atrás, a Giovanna Riva (uma produtora de conteúdo bem conhecida no Insta) perdeu seu perfil de mais de 200k por um erro da própria rede. O bom é que a Gio já tem o seu curso, e conversa com o seu público em outras plataformas. Mesmo assim, o Instagram era a sua principal rede e pelo o que parece, ela terá que começar tudo de novo.


E então, se o Instagram (ou qualquer outra rede) acabar amanhã, o seu negócio sobreviveria?



bottom of page