• Carol Benke

Um guia para você trabalhar produzindo conteúdo

Esse post é especialmente para você que está pensando em trabalhar produzindo conteúdo, mas ainda não sabe muito bem por onde começar e qual caminho seguir.

Enquanto escrevo, lembro que comecei a trabalhar com produção de conteúdo “sem querer”. Na verdade, sem planejar. Fui fazendo um curso aqui e outro ali e, quando percebi, estava escrevendo para blogs e ganhando clientes!


Já recebi algumas mensagens de pessoas que têm vontade de produzir conteúdo na internet, mas não sabe por onde começar. Por isso, pensei em fazer um post explicando mais sobre como funciona e quais são as formas de você ingressar nesse mundo.


É claro que eu posso não ser a pessoa mais experiente que existe, mas já vivenciei bastante coisa e tenho certeza que tenho bons ensinamentos para passar adiante :)


Bora lá?



O que é produção de conteúdo?


A produção de conteúdo nada mais é do que é criação de materiais, nos mais variados formatos, sobre determinado assunto para um público definido.


Existem diversas maneiras de produzir conteúdo. Mas, para não sair atirando para todos os lados e conseguir ter bons resultados, é essencial conhecer (e entender) bem o público para quem você vai produzir. Assim, você vai saber qual o tipo de conteúdo mais adequado para os seus objetivos e para esse público!


Os diferentes tipos de conteúdo


Como acabei de dizer, você precisa escolher os tipos de conteúdos que vai produzir de acordo com as preferências do público que você vai interagir, além de adequá-las aos seus objetivos, é claro. É dessa maneira que você vai conseguir criar boas estratégias.


O blog, por exemplo, é um dos jeitos mais simples e eficazes de começar sua presença na internet, já que ele funciona como um ambiente “próprio”, onde você pode compartilhar diversos conteúdos (textos, fotos, vídeos) ao mesmo tempo.


Para produzir conteúdo nas redes sociais, é preciso entender quais delas fazem sentido para o que você pretende divulgar e qual será seu objetivo de cada uma. Até porque existem MUITAS redes sociais nos dias de hoje.


E não podemos esquecer dos vídeos, que são capazes de criar uma conexão mais próxima com as pessoas e podem ser inseridos no seu blog ou nas redes sociais.

Opção é o que não falta, né?!


Como trabalhar produzindo conteúdo?


Até aqui ok. Mas, como começar a trabalhar produzindo conteúdo?


Não me canso de falar que, antes de tudo, você precisa se planejar e entender quais são seus objetivos com a produção de conteúdo. Somente assim você vai saber qual direção seguir.


Outro ponto fundamental é saber se você quer produzir conteúdo pra você mesma, ou seja, criar um blog, um canal no YouTube e/ou investir nas suas redes sociais, ou produzir conteúdo para terceiros, como freelancer, por exemplo.


É claro que o ideal é saber equilibrar os dois, pois mesmo produzindo conteúdo para terceiros, você vai precisar produzir o seu próprio conteúdo para se divulgar, certo?!


Investir em cursos de produção também é fundamental para você entender melhor os conceitos e saber como aplicá-los.


No começo, tudo isso pode parecer muito confuso, mas com o tempo e com a prática você vai pegando o jeitinho. Pode confiar!


E, para se inspirar ainda mais, leia o meu post sobre Como Começar a Trabalhar pela Internet!


Vamos juntas!


Com amor, Carol ❤️