• Carol Benke

Como usar o Instagram para divulgar o seu trabalho?

O que antes era apenas uma rede social para compartilhar e se inspirar em fotos bonitas, agora é uma das plataformas mais poderosas para negócios de diferentes setores.


Hoje em dia, o Instagram tem mais de 1 bilhão de contas ativas, e 80% das pessoas seguem pelo menos uma marca. Ou seja, a rede é uma grande oportunidade para você se comunicar com o seu público e conseguir mais clientes para o seu negócio.



Mas, é aí que surge a dúvida de muitas pessoas: Afinal como divulgar meu trabalho no Instagram? Quais são os passos que devo seguir? Como transformar seguidores em clientes?


Foi pensando nisso que separei algumas dicas para você se destacar e ter muito sucesso no Instagram. Confira a seguir!


1. Crie conteúdo de valor


O segredo de qualquer perfil de sucesso no Instagram, e em outras redes sociais também, é o conteúdo — e não só nas contas profissionais.


Ninguém irá fazer sucesso sendo apenas uma vitrine.


Para para pensar: por que você segue as páginas que segue? Amigos, influenciadores, marcas… Todas elas têm algo para te oferecer. Ou seja, você tem algo para aprender, compartilhar, se inspirar, ganhar ou aproveitar nessa relação.


É essencial entregar algo de real valor, e mostrar o seu interesse pelo seguidor para que ele então “devolva o favor”.


Conteúdo que chama atenção!


Para realmente chamar a atenção no Instagram, você deve apelar para o que ainda é o grande foco da rede: o visual.


Então, teste fotos de produtos, diferentes ambientes, maneiras de divulgar o seu negócio, colaboradores da empresa, bastidores do seu processo de produção, diferentes tipos de arte...


Para cada segmento, há infinitas possibilidades de conteúdo, não tenha medo de testar até encontrar o melhor para o seu público. Afinal, não existe uma fórmula mágica do sucesso, cada grupo vai responder de um jeito. Por isso, tenha paciência e consistência!


VEJA TAMBÉM: Produção de conteúdo: Como ter ideias para postar nas redes sociais diariamente?


2. Converse com seus seguidores

Além do conteúdo, construir um relacionamento verdadeiro com os seus seguidores também é muito importante.


Sendo assim, responda aos comentários e mensagens, solucione dúvidas, agradeça elogios e comprometa-se a solucionar reclamações.


Faça enquetes, perguntas abertas, lives respondendo a perguntas frequentes… Mostre que você está disposto a conversar e chame as pessoas para essa conversa. Dessa forma, você fica na mente dos seus seguidores e cria uma conexão profunda e duradoura com eles, além de tornar sua marca mais pessoal.


Aproveite as ferramentas disponíveis para conversar com seus seguidores, mostrando que se importa e que quer o melhor para eles!


3. Compartilhe no seu perfil o problema que você resolve


Você deve ter em mente que todo produto ou serviço existe para resolver um problema que o seu público tem.


Muitas vezes, aliás, o cliente nem sabe que tem um problema.


Sendo assim, desperte em seus seguidores a noção desse problema, e então mostre porque e como vai solucioná-lo.



Quais são as dores do seu público? Como você pode solucioná-las?


4. Tenha uma conta profissional e acompanhe as métricas


A principal função que vem com a conta profissional do Instagram são as métricas, aquelas informações detalhadas sobre a performance do seu conteúdo e a atividade do seu público, sabe?


Com esses dados, é possível avaliar os dados quantitativos sobre quem segue você, quais posts deram mais certo de acordo com diferentes objetivos, e assim aprender o que funciona ou não.


Na conta Instagram business, você também pode promover conteúdos, pagando para que seus posts aparecem para públicos completamente personalizáveis que você queira atingir.


Ou seja, se você tem o objetivo de incentivar algum tipo de venda na sua rede, ter uma conta profissional no Instagram é essencial, esteja você trabalhando numa marca pessoal ou corporativa.


5. Entenda o Funil de conversão do Instagram


O número de curtidas, seguidores e até interações podem impressionar, mas se você não estiver realizando vendas, precisa rever suas estratégias.


Para atrair mais potenciais clientes, você deve seguir uma espécie funil de marketing, criando conteúdos que atraiam, aqueçam e incentivem seus seguidores a uma determinada ação.


Algumas pessoas se sentem desconfortáveis ao sentirem que estão forçando a venda de seu produto ou serviço, mas afinal, esse é o objetivo de uma marca.


Se você realmente se importa com o cliente, entrega conteúdo de valor e soluciona um problema, fazer a oferta final a ele será apenas o próximo passo lógico, e o seguidor irá seguir e consumir da sua marca.


E então, gostou dessas dicas?


O Instagram é uma ferramenta muito poderosa. Mas, para realmente conseguir bons resultados, é preciso se planejar e entender como a rede funciona!


Para mais dicas como essa, continue acompanhando o blog e minha página no Instagram!