• Carol Benke

O que você precisa saber sobre números no Instagram

Para muitas pessoas, o número de seguidores é um fator essencial no Instagram. Afinal de contas, ele traz mais credibilidade e até uma certa autoridade para a sua marca. As pessoas crescem os olhos quando veem uma marca de roupas, por exemplo, com 100k de seguidores.


Não há nada de errado nisso, no entanto, existem outros números muito mais importantes na rede que devem ser levados em consideração. Afinal de contas, entre ter um grande número de seguidores não engajados ou um pequeno número de seguidores engajados, o melhor é a segunda opção.


Não tá entendendo o que estou querendo dizer? Calma que eu vou te explicar!




As métricas do Instagram


Se você já deu uma fuçada na rede, ou pesquisou conteúdo sobre, percebeu que o Instagram é cheio de métricas, como: likes, comentários, salvamentos, alcance, impressões...


E o que cada uma delas quer dizer?

  • Curtidas: o número de curtidas da sua publicação;

  • Salvamentos: o número de salvamento que foram feitos, ou seja, quando a pessoa clicou naquele símbolo de bandeirinha que fica no lado direito abaixo da foto;

  • Engajamento: o total de interações de uma publicação, o que para posts no feed inclui a soma de curtidas, comentários e salvamentos;

  • Visualizações: métrica de vídeos no feed que mostra por quantas pessoas o vídeo foi visto (vale lembrar que a pessoa não precisa assistir todo o conteúdo para ser contado como visto);

  • Comentários: o número de comentários por publicação, incluindo os que foram feitos por você mesmo;

  • Alcance: o número total de pessoas que viram a publicação;

  • Impressões: o número total de vezes que as pessoas viram a publicação;

  • Compartilhamentos: a soma do número de envios do seu conteúdo por mensagem direta e de envios para os Stories (repostagem).


Tá, mas qual é o número mais importante para acompanhar?


Com tantos números dentro do Instagram, é normal se sentir perdido, e levar em consideração apenas o número de curtidas e seguidores. Mas, como falei no começo desse texto, isso não é tudo.


O que você deve ter em mente é que o conteúdo do seu Instagram deve ter relevância para o público que você quer atingir e, para descobrir se você está conseguindo fazer isso, é legal analisar a taxa de salvamento, por exemplo. Afinal, se as pessoas estão salvando o seu post, é porque elas se interessam por ele e não querem perder aquele conteúdo. Ou seja, você está conseguindo ser relevante.


Aliás, o próprio Instagram já divulgou que a taxa de salvamento é uma das mais relevantes. Mas, em linhas gerais, é fundamental analisar os seus resultados como um todo e sempre buscar ter seguidores engajados, ou seja, aqueles que interagem com você.


Criando uma audiência engajada


É claro que você quer ter bons resultados no Instagram, mas, para isso, você não precisa se preocupar em ter 100k seguidores. Na verdade, você precisa ter uma audiência que te acompanhe, goste do seu conteúdo e acredite na sua marca – são essas pessoas que vão comprar de você.


Até porque, hoje em dia é muito fácil comprar seguidores. E posso falar a real? Isso só prejudica a sua rede, pois aqueles seguidores que você comprou não chegaram na sua rede porque quiserem e não estão interessados no que você posta. Logo, eles não interagem com o seu post e o Instagram “entende” que aquela publicação não é relevante, assim, diminuindo a sua taxa de entrega.


Para criar uma audiência engajada, foque em interagir bastante na rede. Afinal, não adianta querer interação se você também não faz isso. Então, aproveite para comentar em perfis que tem a ver com o seu negócio, responda comentários e mensagens, fazer enquetes nos stories, entre outras coisas.


Além disso, é essencial produzir conteúdo relevante para essas pessoas, ou seja, algo que desperte a atenção delas.


Se você tiver uma loja de roupas, por exemplo, ao invés de você só postar fotos com o nome e o preço das suas peças, que tal começar a falar sobre as tendências atuais, como misturar texturas e estampas, looks de inspiração... isso é muito mais interessante!


Para atrair o público que você deseja para o seu perfil, também é legal fazer parcerias com influenciadores ou collabs com pessoas que tenham a ver com o seu nicho.


Tem muita coisa por trás de marcas que realmente conseguem ter bons resultados no Instagram, mas, colocando tudo isso em prática, você também chega lá.


E se precisar de ajuda nessa jornada, conte comigo!


Com amor,


Carol ❤️


Ps: se você curtiu esse post, compartilhe a imagem abaixo no Pinterest, para que mais pessoas possam ter acesso à esse conteúdo!