top of page

O que é Calendário de Conteúdo e como criar o seu?

Às vezes, você tem a sensação de que sua produção de conteúdo está bagunçada, ou então, sente está sem ideias para criar conteúdos constantemente?


Te entendo! Executar uma estratégia de Marketing de Conteúdo não é tão simples quanto parece. Mas, para a nossa alegria, existem algumas ferramentas que podem nos ajudar, como o calendário de conteúdo.


Quando trabalhamos com algo muito dinâmico, como o meio digital, precisamos organizar nossas ideias para não nos perdermos no caminho. E aí que entra o uso de um calendário.


O que é um Calendário de Conteúdo?


Um calendário de conteúdos nada mais é do que um cronograma com ideias para posts para um mês, quinze dias ou pelo período que você preferir. Nele, você pode incluir publicações de redes sociais, posts para blog, disparo de newsletter e todo tipo de conteúdo que você utiliza nas suas estratégias.


Com um calendário planejado, você terá controle do que precisará fazer e organizar para colocar os posts na rede, evitando o bloqueio criativo na hora de produzir conteúdo. Além disso, ter um cronograma te ajuda a se manter focado e ter mais consistência.



Como criar um Calendário de Conteúdo?


Como ter tantas ideias para criar conteúdo? Como faço para ser presente nas redes sociais? O que posso fazer para não me atrapalhar com a criação de conteúdo?


Você já se fez alguma(s) dessas perguntas? Então, tenho certeza que o calendário de conteúdo será uma ferramenta incrível para você :)


Para saber como criar o seu calendário, siga os próximos passos:


1. Determine um objetivo


Antes de tudo, você deve definir um objetivo que será o guia para todas as suas ações, por exemplo: se tornar uma autoridade em seu nicho, criar uma audiência engajada ou aumentar as vendas do seu negócio.


Vamos supor que você quer aumentar seu número de vendas. Então, defina um número claro que gostaria de atingir, como: “realizar 500 vendas por mês”, e não e não somente “realizar vendas”.



Quanto mais claro for seu objetivo, mais fácil será para traçar as estratégias necessárias para atingi-lo. Por isso, procure ter um ou dois objetivos principais, para não perder o foco e se confundir.


2. Defina ações que o levem ao seu objetivo


Com seu objetivo definido, o próximo passo é pensar sobre o que você precisa fazer para atingir sua meta, qual tipo de conteúdo irá te ajudar a conquistar seu objetivo.


Há uma infinidade de opções, como posts em um blog, posts nas redes sociais, anúncios pagos, materiais ricos para captura de leads, vídeos no Youtube, disparo de e-mail marketing…


Além disso, lembre-se de determine quais serão as redes que você irá usar na sua estratégia e qual será a sua frequência de postagem.


3. Inspire-se


Depois de definir o que você precisa fazer para conquistar seus objetivos, realize uma pesquisa de mercado e inspire-se em alguns conteúdos. Isso te ajudará a ter ideias para a sua produção.


Se você for usar imagens na sua estratégia, o Pinterest e o Instagram são ótimas fontes de inspiração. Já se você for apostar nos vídeos, não deixe de conferir conteúdos no TikTok e no Youtube.


4. Estabeleça uma rotina


Com o calendário praticamente organizado, é preciso estabelecer uma rotina para poder cumpri-lo, certo?


Defina quais dias você irá criar e revisar seu conteúdo, quais dias irá analisar os resultados e quando irá atualizar seu calendário. Afinal, é muito importante que você analise suas falhas e possibilidades de melhorias para os próximos meses, além de avaliar os resultados adquiridos com as estratégias determinadas.


Vale lembrar também que o tempo entre produção e publicação de um conteúdo é muito relativo. Por exemplo, um post para o Instagram pode demorar muito menos do que um vídeo para o Youtube. Sendo assim, organize sua agenda para conseguir cumprir seu cronograma.


5. Não cumpra somente ao planejado


O calendário deve ser seu guia, mas isso não significa que você não possa produzir nada além do planejado.


Acompanhe o que acontece ao seu redor, tanto para pegar carona em assuntos que estão em alta quanto para se precaver de lançar alguma ação em um momento inadequado.



Mais importante do que apenas cumprir seu cronograma é adaptar seu conteúdo para o que acontece na mídia e no mundo.


6. Replaneje


Por fim, nunca deixe de planejar todas as suas ideias futuras e mantê-las sempre em um calendário de conteúdo. Com o tempo, você perceberá como seu negócio teve um bom fluxo de produção e como você se tornou ainda mais produtivo.


A produção de conteúdo é uma excelente maneira de criar uma relação mais próxima com o público e, consequentemente, fortalecer sua imagem no mercado. Mas, é preciso ter objetivos claros e saber como conquista-los.


Tenha um Calendário de Conteúdo pronto!


Pode parecer tudo muito fácil na teoria, mas sabemos que colocar em prática não é tão simples. Por mais que para mim seja um processo de rotina, sei que muita gente tem dificuldade de se se organizar e ter ideias para bons conteúdos.


Por isso, decidi criar um calendário com 365 ideias de conteúdos prontas. Ou seja, com ele você não precisará passar horas pensando no que postar nas redes sociais, vai aprender a criar um conteúdo criativo com dicas de marketing, atraindo mais seguidores e criando um público realmente engajado.


Para saber mais informações, é só clicar aqui.


Com amor, Carol ❤️

bottom of page