• Carol Benke

O tipo de conteúdo ideal para cada rede social

Não é novidade que as redes sociais podem gerar resultados incríveis para pessoas e empresas. Aliás, nós vemos conteúdos fazendo sucesso diariamente, nas mais diferentes redes.


Mas, para conquistar os resultados que você sonha, não basta simplesmente sair postando qualquer coisa em qualquer ferramenta. Como sempre falo aqui, planejamento é tudo!


Mas, antes de falar sobre isso, precisamos descobrir...


A rede social perfeita para o seu negócio


Como acabei de falar, não adianta postar qualquer conteúdo em qualquer rede social.

Antes de mais nada, para conseguir resultados relevantes no mundo digital, você precisa estar onde o seu público está. É isso mesmo: você pode escolher entre uma rede social e outra.


Não é necessário estar em todas as redes sociais, mas sim ter uma presença efetiva naquelas em que o seu público-alvo se mostra mais engajado.



Ao escolher as redes sociais perfeitas para o seu negócio, você também define o tom de voz e a linguagem que irá usar na sua comunicação. Além disso, também saberá o que postar em cada uma delas, afinal, o tipo de conteúdo terá que ser diferente nas redes, até porque o público de cada rede nem sempre é o mesmo.


Para isso, você precisa saber quem é o seu público pois assim conseguirá identificar quais são as redes sociais que ele mais utiliza, como deve planejar o seu conteúdo e muito mais.


E então, o que postar em cada rede social?


Depois de estudar o seu público e definir as redes sociais perfeitas para o seu negócio, é hora de pensar no tipo de conteúdo que você irá postar.


Para te ajudar nessa etapa, separei as principais redes sociais e suas características. Vem ver!


Facebook


O queridinho das redes sociais dispensa qualquer apresentação, não é mesmo? A rede reúne milhares de brasileiros, então, não seria de se espantar se boa parte público do seu negócio estivesse reunido nessa plataforma.


Produzir conteúdo para o Facebook não é tarefa complicada, principalmente porque a rede tem um incrível suporte de múltiplos formatos que aceita praticamente tudo do mais popular hoje em dia.


O trabalhoso mesmo é saber articular tudo isso de forma estratégica, adequando-se ao seu estudo do seu público e ao tom do seu negócio, sem desvirtuar demais do objetivo firmado na hora de montar sua estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais.


Use o Facebook para compartilhar links (principalmente se você tiver um blog), fotos, vídeos, GIFs, Infográficos (com dimensões do Facebook) e textos curtos. Memes também são ótimas opções, mas não exagere. Todos estes farão com que sua audiência consuma seu conteúdo.


Linkedin


Por ser uma rede social profissional, o LinkedIn acaba enganando as pessoas a respeito do tipo de conteúdo que pode ser postado e produzido para sua plataforma. Aliás, muita gente “trava” na hora de compartilhar conteúdo nessa ferramenta.


É claro que os conteúdos publicados no LinkedIn não terão o mesmo tom que um conteúdo do Twitter, por exemplo, mas isso não significa que todas as suas postagens precisam ser formais ou rígidas em excesso.


Saber dosar é a chave para o sucesso. Aposte em atualizações diárias, compartilhe links de artigos interessantes e não se esqueça de publicar artigos também. Quem sabe você não é o próximo Top Voice do LinkedIn?!




Instagram


O Instagram é uma das redes sociais que enfrentou maiores mudanças nos últimos anos. Com a adição do Stories, IGTV, Reels e Guias, o app ganhou uma cara completamente diferente.


Dessa forma, ele é uma das melhores redes para compartilhar conteúdo, já que oferece tantos formatos e possibilidades diferentes. No feed, você pode publicar fotos e vídeos relacionados ao seu negócio, já no stories, você pode compartilhar mais sobre os bastidores...


Como o Instagram é muito visual, o segredo para ter bons resultados na plataforma é investir na qualidade do conteúdo que você posta.


Quer entender melhor sobre a rede? Baixe agora o e-book gratuito com 6 passos para ter um Instagram de sucesso!


Twitter


Aqui no Brasil, o acesso do Twitter caiu bastante desde 2013, mas a rede ainda é uma das principais fontes de contato com o público.


A plataforma possui particularidades muito importantes: o limite de caracteres e o tom despojado da comunicação. O conteúdo é real time, rápido e dinâmico.


Nessa rede, você pode abusar das imagens, vídeos, links, GIFs e textos curtos. Memes e posts com um toque de humor também são sempre bem vindos!


Youtube


Atualmente, o Youtube é a maior e mais acessada plataforma de vídeos. A rede passa por constantes atualizações, principalmente a respeito de suas políticas internas, por isso é importante se atentar a qualquer mudança na hora de assegurar a permanência de seus vídeos em sua plataforma.


Para produzir bons conteúdos, assista os vídeos publicados na rede, independentemente de ser de sua concorrência ou não. É preciso que você se torne íntimo da linguagem do Youtube, que não aceita má qualidade no visual e muito menos no conteúdo.


Ah! E além de caprichar na qualidade dos vídeos postados, dê muita atenção para os títulos dos seus vídeos e para as descrições também. Lembre-se de usar palavras-chave e técnicas de SEO, ok?


Pinterest


Por último, mas não menos importante, a rede que vem se destacando bastante nos últimos anos: o Pinterest!


O Pinterest é uma rede muito visual, onde você pode publicar fotos, vídeos e infográficos. Mas, ao contrário das outras redes sociais, essa plataforma funciona como um motor de busca (assim como o Google). Por isso, é essencial focar nas palavras-chave ao compartilhar seu conteúdo!


Você também pode criar imagens para publicar nos seus posts do blog e divulgar seu conteúdo, como essa:



Agora que você já sabe as características de todas essas redes, é hora de planejar o seu conteúdo e fazer sucesso nas redes!


Ah! E se você quiser aprender mais sobre produção de conteúdo e redes sociais, me acompanha no Instagram: @expli.ca!


Com amor, Carol ❤️