• Carol Benke

O segredo das redes sociais é ser social

Muitas pessoas sonham em ter sucesso nas redes sociais. Aliás, perguntas como “o que fazer para ganhar seguidores?”, “como ser blogueira?” e “como produzir conteúdo?” são muito frequentes no Google, Youtube, Pinterest, etc.


Existem milhões de estratégias para conseguir crescer nas redes sociais, mas, é essencial que você não se esqueça de focar no básico: o segredo de uma rede social é ser social.


Pode parecer óbvio, né? Mas quantos perfis você já viu que não respondem seus seguidores, postam conteúdos robotizados, publicam o mesmo post em várias redes sociais...? Tenho certeza que não foram poucos.


Se você quer saber como usar suas redes sociais a seu favor, atraindo mais pessoas e se conectando com elas, veja o que eu preparei para você abaixo!


Qual é o primeiro passo?

Antes de mais nada, avalie para quem você comunica e como está fazendo isso. Afinal, não adianta publicar conteúdos irrelevantes, pois ninguém vai prestar atenção. Isso é o mesmo que ficar em pé na frente de uma grande multidão e informar algo óbvio como: “hoje eu respirei”.


Quando você conhece o seu público, fica mais fácil de produzir um conteúdo valioso, porque você sabe muito bem o que ele gosta de consumir. Assim, você consegue contar a história que quer contar, mas, também, a que seu público quer ouvir.


Além disso, você precisa entender como comunicar sua mensagem e valores através das redes sociais. Para isso, é preciso avaliar o que as pessoas daquela rede gostam de consumir, por exemplo: fotos, vídeos, textos longos ou curtos, dicas, etc.


Ah! É importante lembrar que você não precisa estar presente em todas as redes sociais, ainda mais se você não conseguir administrar todas elas com bons conteúdos. Foque nas plataformas onde seu público se encontra, e dê o seu melhor nelas.



Crie uma relação com seu público

Uma coisa é certa: cada rede social tem o seu propósito e sua particularidade. No entanto, apesar das diferenças, todas elas foram feitas para aproximar e conectar pessoas.


Por isso, é fundamental que você use as redes sociais com esse objetivo. Converse com seu público, faça com que ele se sinta parte da sua vida, como se fosse seu amigo.


Você não acha incrível quando se identifica com algum influenciador ou com alguma marca, posta um story sobre ela ou comenta em uma publicação no Instagram e essa marca ou pessoa te responde, curte seu comentário ou interage com você de alguma maneira?


Então, faça o mesmo com o seu público! Afinal, temos tantas ferramentas que nos ajudam a nos aproximar das pessoas, não é mesmo?


Pessoas se conectam com pessoas

Como acabei de dizer, internet nos deu a oportunidade de nos conectar com várias pessoas de maneiras diferentes. Mas, devemos nos lembrar que pessoas se conectam com pessoas, e não com robôs.


Por isso, é muito importante que a gente use todas essas ferramentas para mostrar nosso lado humano, seja em um perfil pessoal ou profissional, equilibrando seus conteúdos.


Por exemplo, você pode usar os Stories para mostrar os bastidores de um novo projeto, compartilhar dicas rápidas, o seu dia a dia ou até mesmo abrir a caixa de perguntas para responder as dúvidas dos seus seguidores.


Enquanto isso, os posts no feed do Instagram podem te ajudar a propagar uma mensagem legal e contar a história de um projeto, usando fotos e vídeos de boa qualidade.


De maneira geral, a fórmula do sucesso – que tantas pessoas procuram – se resume em oferecer algo relevante às pessoas, contar histórias interessantes em seus posts, transmitir os seus valores ou valores da sua marca, e dar a informação da qual o seu público procura e precisa.


O trabalho de criar um conteúdo consistente e coerente nas redes sociais, para que seu público lembre de você e veja o quanto seus valores são parecidos, não é simples. Mas, não é impossível!


Esteja completamente alinhado, pense no seu branding, em como quer ser visto, e aja de acordo com isso.


Por fim, volto ao título desse texto: o segredo das redes sociais é ser social.


E aí, gostou deste post? Me ajude a divulga-lo compartilhando com as pessoas que também precisam ler sobre o assunto.


Com amor, Carol <3