top of page
  • Carol Benke

O hábito que mudou a minha vida, e pode mudar a sua também

Com o sucesso de livros como O poder do hábito, O Milagre da Manhã e diversos outros best-sellers do gênero é possível perceber que nós estamos procurando ter uma vida mais organizada e com sentido, certo?


Na verdade, esse é um assunto bem falado nos dias de hoje. Mas, poucas pessoas parecem realmente entender os benefícios que a organização e o planejamento podem trazer para suas vidas e acabam não se comprometendo com isso.


Não vou mentir, nunca fui uma pessoa muito desorganizada ou bagunceira. Mas, quando comecei a me comprometer a organizar minha rotina e a minha vida, percebi mudanças que eu nem esperava.



Pensando nisso, resolvi pesquisar sobre o tema e também dividir alguns benefícios que a organização me trouxe, com o objetivo de te inspirar e te ajudar a alcançar seus objetivos com mais clareza.


Confira a seguir!


Organização e produtividade combinam?


Muitas pessoas desorganizadas acreditam que precisam vencer a procrastinação para se tornarem mais organizadas. Você também já pensou assim?


Na verdade, é justamente o contrário que acontece: como explica o psicólogo Joseph Ferrari, da Universidade de DePaul, esperar que um procrastinador simplesmente pare de procrastinar é como pedir para uma pessoa deprimida se alegrar.


A procrastinação nada mais é do que um mau hábito que começa nas pequenas coisas e vai se espalhando por todos os aspectos da vida. Assim, o primeiro passo para vencê-la é realizar pequenas tarefas e colocar em ordem o que parece é fundamental na sua vida.


Quanto mais conseguimos organizar as áreas das nossas vidas, mais a nossa produtividade aumenta, pois temos clareza do que precisamos fazer e nos organizamos para que aquilo possa realmente acontecer.


A fórmula mágica para diminuir seu estresse


Sabe aquela sensação de bem-estar que sentimos depois de arrumar o quarto, limpar a casa, separar roupas para doar ou até mesmo organizar nossas tarefas do dia/semana?


Qualquer pessoa que já tenha organizado um cômodo depois de um bom tempo de bagunça sabe do que eu estou falando.



Segundo um estudo da Universidade de Princeton, nossa mente é diretamente afetada pelos objetos que estão no nosso campo de visão, e um ambiente organizado tende a gerar uma mente organizada.


Além disso, a percepção de “tarefas por fazer” é um fator de liberação de cortisol e outros hormônios do estresse em nosso corpo, causando alterações em nossos vasos que podem levar à hipertensão, arritmia e outras complicações de saúde.


Por isso, ficamos tão aliviados quando nos sentimos mais organizados.


3. Mais foco e sentido na sua vida


Grande parte da nossa motivação nas atividades que fazemos diariamente depende de nossa capacidade para compreendê-las e enxergar o seu impacto sobre nossas vidas.


Por exemplo, você se motiva a fazer uma faculdade porque quer exercer determinada profissão, aprender mais sobre aquele mercado, entre outras coisas, e isso tem um impacto importante na sua vida.


Ok, mas o que isso tem a ver com a organização?


Bom, a organização irá facilitar a vida de quem deseja estabelecer metas realistas, acompanhar o seu processo de execução – e evolução - e avaliar seus resultados.


Para me organizar no meu trabalho, eu costumo estabelecer metas anuais e separar o que eu posso fazer a cada mês para chegar mais perto dos meus objetivos. Assim, planejo as minhas semanas com tarefas que fazem sentido para minhas metas e vou avaliando os meus resultados, melhorando o que precisa ser melhorado...



Uma ótima dica para quem quer ser mais organizado é usar ferramentas como planner e apps de finanças, além de colocar no papel suas metas, usar um calendário de conteúdos para organizar seus posts, separar um dia para arrumar seu quarto, e por aí vai.


Essas são apenas algumas vantagens gerais que a organização pode te proporcionar, dentre tantas outras que você pode descobrir enquanto coloca em prática essas ideias. Afinal, parte da diversão é descobrir por conta própria o bem que ela nos faz!


Com amor, Carol <3

bottom of page