top of page
  • Carol Benke

Organizado ou criativo: por que não ser um criativo organizado?!

Por definição, a criatividade é a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas, assim como a capacidade de transformar situações e inovar na forma de agir.

Dessa forma, as pessoas que consideradas criativas geralmente são curiosas e costumam enxergar as circunstâncias de maneira diferente, quebrando padrões e buscando oportunidades. Os criativos são seres livres e revolucionários.


Nesse sentido, a criatividade e a organização parecem andar longe uma da outra, né? Afinal, o estereótipo de ser organizado não parece combinar com o criativo.


Posso apostar que, ao pensar em alguém organizado, a imagem de alguém “certinho” vem automaticamente a sua mente.


Talvez seja por isso que associar organização com criatividade seja um pouco complicado. Mas, eu posso te mostrar o quanto essas duas ideias se encaixam perfeitamente.




Você sabia que ser organizado te ajuda a ser mais criativo?


Ser criativo nem sempre é fácil. Muitas vezes, demoramos horas para ter uma boa ideia, seja por causa dos bloqueios criativos ou pelo cansaço causado pela rotina. É aqui que a organização entra.


Esperar que as ideias venham naturalmente nem sempre é a melhor opção, nós sabemos o quanto é difícil de realmente acontecer. Por isso, se organizar e reservar horários diariamente – por exemplo - para exercitar sua mente.


Não é preciso fazer muito. Parar 15 minutos para ler um bom livro ou assistir algo que te inspire já pode fazer a diferença na hora de pensar em coisas novas.


Organização e criatividade já estão começando a fazer sentido juntas, não é mesmo?Mas tenha calma, ainda é preciso saber como


Se encontrar no meio da sua bagunça


Do que adianta exercitar sua mente diariamente e ter fontes de inspiração se você não vai saber onde encontrá-las na hora que precisar?


Para te ajudar, separei 3 dicas de organização que funcionam muito pra mim, e espero que sirvam para você também!


1. Faça uma limpa no que você não precisa


Como li esses dias no livro Roube como um Artista, “lixo que entra é lixo que sai”


Mantenha somente o que você realmente precisa na sua vida. Não faz sentido ficar acumulando papéis, cadernos e coisas que você nunca mais vai usar.



Pode não fazer sentido para você, mas tudo isso só gera uma poluição mental, afetando a sua produtividade e criatividade.


Não seja um acumulador.


2. Organize seu dia


Tenha um planner, uma agenda ou apenas anote suas prioridades diárias. Não importa como você vai se organizar, mas tente ter o seu dia planejado.


Com o tempo, você vai se adaptando e irá perceber grandes diferenças na sua rotina! (Juro que não é conversinha!)



3. Guarde suas inspirações


Posso me arriscar a dizer que essa é a dica mais importante. Escreva em um caderninho, tire prints da tela do seu celular ou crie uma pasta no Pinterest, mas guarde as suas inspirações.


Como falei antes, de nada adianta você se inspirar se não souber onde procurar por ideias depois.



Sei que para muitas pessoas, ser organizado parece um grande desafio. E ser criativo também.


Infelizmente, não existe uma fórmula mágica que nos faça virar mais organizados e criativos do dia para noite. A notícia boa é que hábitos podem ser adquiridos, mas precisamos nos mexer para isso, certo?


Espero ter ajudado a deixar tudo isso mais fácil com esse post.


Encontre a melhor forma de adaptar essas dicas na sua rotina e só vai! Tenho certeza que vai dar certo :)

bottom of page