top of page
  • Carol Benke

As respostas para as perguntas mais frequentes sobre produção de conteúdo

Trabalho com marketing de conteúdo desde 2018. E foi fazendo testes, estudando novas estratégias e colocando tudo em prática que fui aprendendo bastante sobre produção de conteúdo.


Aliás, de uns tempos pra cá, o termo “produção de conteúdo” começou a ser muito falado. Mas, muitos ainda não sabem muito bem do que se trata tudo isso, ou têm muitas dúvidas.


Afinal de contas, as dicas e estratégias de uma pessoa podem não dar certo para outra.



Pensando nisso, comecei a abrir a caixinha de perguntas no meu Instagram para falar sobre o tema toda quinta feira. Assim, comecei a receber muitas perguntas legais e, por isso, resolvi trazer as dúvidas mais frequentes sobre produção de conteúdo neste texto.


O que é produção de conteúdo?


A produção de conteúdo nada mais é que criação de materiais, de diversos formatos, sobre determinado assunto para um público definido.


Para explicar melhor, vou usar um exemplo.


Imagine que você acabou de abrir uma loja de roupas para o público jovem feminino, e ainda não tem clientes. Para não ficar contando com a sorte e somente com aquelas pessoas que aparecem na sua loja física, você decide ir pra internet, criar o seu e-commerce e um perfil no Instagram e no TikTok.


Com o objetivo de crescer nas redes e atrair o seu público, você começa a estudar o que lojas do mesmo segmento estão fazendo, o que as pessoas que se enquadram como seus clientes ideais gostam de ver nesses meios e se planeja para publicar o conteúdo (fotos, vídeos e textos) que essas pessoas ficariam interessadas – claro que levando em consideração as características da sua marca, a sua autenticidade e sem copiar ninguém. E isso é a produção de conteúdo!


Como começar a produzir conteúdo?


Para começar a produzir conteúdo, não tem um grande segredo. Mas, você precisa estar comprometido com você mesmo!


Antes de tudo, defina quais são os seus objetivos, quem é o seu cliente ideal e monte um planejamento baseado nisso.


Defina quais redes você vai usar (por exemplo: Instagram, LinkedIn, Blog, Youtube...), os temas dos seus conteúdos, sua frequência de publicação e como você irá divulga-los. Outra dica legal é buscar inspirações e referências.


Depois disso, é hora de colocar a mão na massa e produzir.




Vale lembrar que é super importante analisar os resultados dos seus conteúdos também. Assim, você vai vendo o que está dando certo e o que pode ser melhorado.


Qual a importância de produzir conteúdo?


Bom, não é novidade que nós vivemos em uma era digital, certo?


Hoje em dia, resolvemos tudo pelo nosso celular ou pelo computador – e você deve usar isso a seu favor!


Com uma boa produção de conteúdo, as pessoas passam a te enxergar como referência no assunto e você pode ganhar muito mais visibilidade. Assim, podendo divulgar o seu negócio para muito mais pessoas.


Mas, não é só por isso que a produção de conteúdo é importante.


Produzir conteúdo é sobre mostrar quem você – ou a sua marca – é, é compartilhar as suas ideias, experiências, aprendizados. Produzir conteúdo é conversar com o mundo!


Qual a melhor forma de produzir conteúdo?


Não existe uma fórmula mágica.


A melhor forma de produzir conteúdo é aquela que faz mais sentido para o seu negócio.




Por exemplo, se você tiver uma empresa voltada para o mundo corporativo, o LinkedIn pode ser uma ótima escolha pra você. Mas, se você tiver uma loja de sapatos, por exemplo, o Instagram, o Pinterest e o TikTok concentram um número maior de pessoas que podem se interessar pelo se conteúdo.


Para descobrir a melhor forma de produzir conteúdo, entenda a sua marca e o seu público. Onde esse público está? Com qual linguagem ele mais se identifica? Quais conteúdos ele gosta?


Como perder a vergonha?


Um dos maiores medos de começar a fazer posts na internet é o medo de ser ignorado. Quem publica quer ser visto. Mas, para ser notado, é preciso começar de algum ponto, certo?


Olha, produzindo ou não, de qualquer forma as pessoas vão falar alguma coisa. Por isso, a minha dica é: produza assim mesmo.


Vai de pouquinho em pouquinho, aumentando a sua meta e quando você menos esperar, produzir conteúdo será algo normal pra você.


Como manter a constância?


Você até se anima a produzir conteúdo, vai bem uns dois três meses, mas depois desanima e não volta mais.


Se identificou com essa situação? Relaxa, isso acontece com muitas pessoas!



Mas, para evitar que isso aconteça, minha dica é: se planeje e separe um dia da sua semana para produzir conteúdo.


Se você deixar para criar o conteúdo no dia, pode ficar sem ideia, pode acontecer algum imprevisto ou algo do tipo, e você vai deixando, deixando e acaba perdendo o ritmo.


Ou então, se você é daquelas pessoas cheias de ideias, pode acabar se perdendo no meio delas e não produzindo nada.


O que eu costumo fazer aqui é: criar um calendário editorial, com as ideias de posts para o mês, e vou produzindo um pouquinho a cada semana. Por exemplo, sempre crio as artes do Insta da @expli.ca uma semana antes de postá-las, assim, nunca fico sem o que postar e também tenho tudo organizado.


Quais as melhores ferramentas e apps para me ajudar na produção de conteúdo?


Existem várias ferramentas e apps que podem te ajudar na produção de conteúdo.

Os que eu mais costumo usar no meu dia a dia são: Canva, Google Drive, Trello, Videoleap, CapCut e Lightroom.


Se você quiser saber um pouco mais, neste post fiz uma lista com 15 apps e ferramentas legais!


Como ter ideias para produzir conteúdo?


Uma das maiores travas na hora de produzir conteúdo é falta de ideias.


Para alguns, é difícil produzir conteúdo para o segmento dele. Para outros, é a vergonha ou realmente a “falta de criatividade” que complica.


Para resolver isso, comece a reparar nos conteúdos que você gosta de consumir. Qual a estratégia por trás deles? Como você poderia transformar aquele conteúdo para o seu nicho?


Você também pode buscar referências no Pinterest e no Behance, por exemplo.


Além disso, separe 20 minutinhos do seu dia para pensar sobre o que as pessoas têm dúvida sobre o seu mercado, quais dicas seriam relevantes para elas, quais são as curiosidades que você pode compartilhar com o seu público, o que você já vivenciou que pode ser um ensinamento para outras pessoas...


Consultoria para produção de conteúdo


Como você pôde perceber, quem não se adapta ao digital fica para trás e acaba perdendo para os seus concorrentes.


​No entanto, não basta apenas criar um perfil e pronto. Para conseguir se posicionar como autoridade para potencializar os seus resultados e realizar mais vendas pela internet, você precisa aprender a se comunicar de maneira eficaz e com o público certo.


E eu estou aqui para te ajudar com tudo isso!


​Nas sessões de consultoria, analiso tudo sobre o seu negócio e crio estratégias para melhorar a sua presença digital.


​Ah, e vale lembrar que cada sessão é customizada e, portanto, 100% dedicada a você!





bottom of page