top of page
  • Carol Benke

Muito além do algoritmo: o que fazer para ter sucesso no Instagram?

Há um bom tempo, muita gente vem falando que o alcance das publicações no Instagram diminuiu, e aí vieram milhares de técnicas “milagrosas” para melhorar o engajamento dos posts.


É claro que esses dados são importantes, afinal, precisamos ser vistos, né? Usamos o Instagram para isso, poxa!


Mas, aí vem uma pergunta importante: qual a sua real intenção ao fazer um post? Só o alcance ou você tem o objetivo de ajudar pessoas com seu conteúdo?



Mais uma vez, não estou dizendo que você não deva se preocupar com métricas, seria hipocrisia minha falar isso. Mas, as métricas são consequência do conteúdo que você produz e, por isso, não devem ser a sua prioridade número 1.


Não seja um robô, mostre o que você tem a oferecer


Se você quer ter sucesso no Instagram, ou em qualquer outra rede, deve começar pensando em como oferecer algo que seja realmente relevante para o seu público.


Dessa forma, é essencial conhecer as pessoas com quem você/sua marca se comunica. Quais são as suas características? Como é o seu dia a dia? Quais são suas necessidades?


Com essas informações, você vai entender como a sua marca pode ajudá-las, além de saber como se comunicar com essas pessoas.


Um conteúdo de valor é aquele que, alinhado com a sua persona, gera identificação, soluciona as dores do público e é capaz de ajudar as pessoas a alcançarem seus desejos.



Mas, vale lembrar que criar um conteúdo relevante não significa que você só vai ENSINAR coisas o tempo todo. Motivar, inspirar, ajudar e se relacionar com as pessoas também é uma forma de gerar na sua rede.


Ps: o post sobre dicas de como produzir conteúdo no Instagram pode te inspirar bastante!


Mostre o dom de ser você


Além de criar um conteúdo relevante, outro ponto em destaque é a autenticidade. O que faz você ou a sua marca serem diferentes? Quais são as suas características marcantes?


Podem existir muitas outras pessoas ou empresas no mesmo nicho que você. Mas, ao mostrar a sua personalidade, você irá se destacar e se diferenciar. Afinal de contas, ninguém é igual a você!



Por isso, além de produzir conteúdos relevantes, coloque a sua essência do que você faz e fala, ok? :)


Pessoas se relacionam com pessoas. Ou seja, se você produzir um conteúdo focando apenas no algoritmo, seus resultados não serão tão impressionantes – até porque, as pessoas nem irão se sentir conectadas com você.


Não se prenda ao que os outros estão fazendo e simplesmente repita. Preocupe-se com o conteúdo que VOCÊ vai transmitir, a linguagem que vai usar e, claro, coloque a sua personalidade em tudo isso. O resto vem junto!


Isso vai te levar mais longe do que imagina!


Com amor, Carol ❤️


Ah, se você gostou desse post e quiser salvar para ler de novo depois, é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá também!



bottom of page