top of page
  • Carol Benke

Como conseguir clientes: 5 estratégias para freelancers

Seja em uma conversa entre amigos, ou em uma consultoria para profissionais freelancers, uma dúvida que sempre aparece é: como conseguir clientes?


Ser freela é maravilhoso, pois temos mais liberdade e conseguimos organizar as demandas do nosso jeitinho (desde que isso não comprometa a entrega), mas, é claro que bate aquele frio na barriga quando pensamos que nosso salário não é fixo.


Fiquei pensando muito sobre o assunto esses dias, e resolvi compartilhar algumas dicas (que eu mesma coloco em prática diariamente) para conseguir clientes como freelancer. Vamos ver?



1. Fale com sua rede de amigos


Lá atrás, quando tinha acabado de começar a faculdade e resolvi trabalhar com marketing digital, comecei a falar para alguns amigos "estou escrevendo para blogs" e coisas do tipo. Foi assim que eu consegui os meus primeiros freelas.


Hoje, tenho clientes fiéis que chegaram até mim por causa de amigos.


Nem todo mundo sabe, e entende, o que você faz. Por isso, é importante ter essa troca com as pessoas. A comunicação é um passo fundamental para sua carreira de freelancer.


2. Se divulgue


Além de falar com seus amigos, familiares e pessoas próximas, também é legal que você comece a se divulgar - mesmo sendo low profile.


Mas, como fazer isso?


Você pode postar alguns stories no estilo "bastidores", mostrando um pouco do que você faz. Outra ideia é criar um perfil profissional só para divulgar o seu trabalho.


3. Cadastre-se em plataformas para freelas


Existem alguns sites, como UpWork, 99Freelas e Workana, em que você pode encontrar oportunidades de trabalho.


Nesses sites você pode conseguir até trabalhos internacionais e ganhar em dólar ou euro, por exemplo. Vale a pena testar!


4. Faça prospecções


Com certeza existem aquelas marcas que você fala "quero muito trabalhar com elas". Então, por que não tentar?


Acompanhe esses possíveis clientes e envie propostas dentro do universo deles. Você pode até mandar alguns exemplos do que você faria se trabalhasse com eles (já consegui clientes assim).


5. Use o LinkedIn a seu favor


O LinkedIn é uma ferramenta muito poderosa. Nele, conseguimos fazer amigos, adicionar pessoas com quem gostaríamos de trabalhar e, claro, mostrar o nosso trabalho.


Mas, para ter bons resultados, é importante se atentar em ter um perfil completo, produzir conteúdo estratégico e se conectar com pessoas que façam sentido para você.


Com essas dicas, tenho certeza que vai conseguir prospectar muito mais clientes por aí.


Ah! Mas se tiver alguma outra dúvida, vamos marcar uma consultoria. Vou adorar te ajudar!



Comments


bottom of page