top of page
  • Carol Benke

Montar uma linha editorial é difícil para você?

Há alguns dias atrás, uma cliente minha me mandou um áudio desesperada, cheia de dúvidas. Ela não estava conseguindo entender como falar com públicos diferentes em uma mesma rede.


E fala sério, isso é complicado mesmo, né? Quando começamos a usar as redes sociais, parece algo super simples. Mas, quando começamos a estudar e trabalhar com isso, a história muda.



Fiquei pensando em uma maneira mais simples de explicar para ela sobre como montar uma linha editorial e não é que consegui pensar em algo?


Pense em uma revista


Quando você compra ou acessa o site de uma revista ou de um jornal, as matérias estão separadas por sessões, certo?


Para montar a sua linha editorial, você pode pensar da mesma forma!



Digamos que você tenha uma marca de roupas, os seus temas principais podem ser: moda, tendências e empoderamento feminino. Dentro de cada tema desses, você pode criar posts como: as tendências do próximo ano, como usar X roupa, frases de empoderamento e por aí vai.


Aqui, vale lembrar também que você não precisa ficar só falando do seu produto o tempo todo. É interessante analisar quais são os assuntos que o seu público se interessa e quais assuntos combinam com o seu negócio para montar a sua linha editorial!


Tá, mas como montar o calendário?


Na hora de montar o seu calendário, não tem certo nem errado.


Se você for mais do papel e caneta, assim como eu, você pode comprar aqueles planners mensais prontos, ou até mesmo imprimir o calendário mensal e ir preenchendo os dias com os temas que você pensou.


Se você preferir fazer no computador, dá para montar uma planilha, criar uma board no Trello... as opções são infinitas, você pode até encontrar modelos de calendários editoriais prontos para baixar!


Lembre-se de dar uma olhada nas datas importantes de cada mês, como a Black Friday, Dia das Crianças, Dia das Mães e por aí vai.


Além disso, sempre acompanhe os acontecimentos diários para também ter ideias de conteúdo. Seguindo o exemplo da loja de roupas: imagine que aconteceu uma premiação bem importante. No dia seguinte, você pode usar os stories para fazer votações dos looks, ou até montar looks das suas peças inspiradas na premiação!


Fala sério, agora ficou muito mais simples de entender, né?


Desde que recebi a mensagem da minha cliente, fiquei com isso na cabeça, e sei que a dúvida dela também pode ser a sua. Por isso que decidi compartilhar com vocês essa forma de pensar.


Coloque isso em prática da próxima vez que for criar seu cronograma de conteúdo :)


Com amor, Carol ❤️

bottom of page