top of page
  • Carol Benke

5 formas diferentes de fugir da procrastinação

Quem nesse mundo louco, lotado de informações, prazos e compromissos não sente que está prestes a pirar com tanta coisa pra fazer?


Ou pior, não consegue pensar em mais nada porque a cabeça está muito cheia?


Essas são duas situações bem comuns do mundo atual, que nos levam à exaustão e – muitas vezes – à procrastinação também.


A procrastinação nem sempre acontece porque queremos, afinal, existem vários motivos que acabam nos atrapalhando de cumprir aquilo que precisamos.



Não é todo dia que acordamos produtivos e animados e nem sempre as responsabilidades que temos são legais ou nos trazem algum prazer.


Eu sei que a vontade é de deixar com que as coisas se resolvam sozinhas. Mas, ficar jogando pra baixo do tapete pode piorar ainda mais, né?


O melhor a fazer é encontrarmos soluções que nos ajudem, por exemplo:


1. Coloque tudo no papel:

Coloque no papel tudo que você precisa fazer diariamente, inclusive aquelas coisas que você sempre fala que vai fazer e acaba se esquecendo ou deixando pra depois, seja fazer uma ligação para alguém durante a semana, arrumar seu quarto, enfim...


Tente se organizar já no domingo, separando o que você pode fazer a cada dia durante a semana. Assim, as chances de você não fazer são beeeem menores :)

2. Não deixe suas tarefas para o final do dia:

E por falar em listar suas tarefas, evite de se programar para fazer aquilo que está enrolando no final do dia, nós sabemos muito bem onde isso acaba.


Nem pensa e só vai! Nada melhor do que começar seus dias com pequenas vitórias, tirando da frente aquelas tarefas mais chatinhas.


3. Foque a sua atenção:

Fazer algo que a gente não quer já é chato, com distrações então... fica impossível!

Percebo que eu não consigo fazer nada bem feito ou fazer em menos tempo quando estou conversando no celular ou algo do tipo, por exemplo - e é por isso que coloquei essa dica na lista.


Sei que pode ser complicado trazer o foco para uma situação especifica, mas é mega necessário!

4. Encontre um jeito novo de fazer algo:

Se você está enrolando para fazer algo chatinho, encontre uma forma de deixar essa tarefa mais legal!


Por exemplo, quem nunca teve preguiça de arrumar o guarda roupa, né? Mas, se você colocar uma música animada ou chamar alguém pra te fazer companhia, tudo isso pode ficar muito mais legal!

5. Se recompense pelas pequenas conquistas:


Você já parou pra pensar o quanto a gente se culpa por não fazer alguma coisa e depois nem comemoramos nossas vitórias?


A partir de hoje, comece a se recompensar por tirar aquela tarefa chatinha da sua lista, seja comendo algo que você goste, assistindo um episódio de uma série ou qualquer outra coisa que te deixe feliz!


Por fim lembre-se: você está onde deveria estar nesse exato momento. Talvez não era onde você queria estar e fazendo o que você gostaria, mas saiba que se está vivendo isso é por alguma razão.


Por isso, antes de ficar adiando algo por nada, tente dar o seu melhor e tirar o melhor de cada situação.


Espero que essas dicas façam sentido para você. Tentei fugir um pouco do que encontramos por aí e compartilhar o que realmente funciona para o meu dia a dia. Assim, você pode testar essas ideias e também adaptar na sua rotina!


Com amor, Carol


Ps: Não deixe de me seguir no Pinterest (Carol Benke), e no Instagram (@expli.ca), onde compartilho várias dicas sobre criação de conteúdo, planejamento, empreendedorismo, Instagram, organização e outros assuntos.

bottom of page